Sua Imobiliária é Lucrativa?

Para inaugurar nosso novo blog, vou começar com um assunto que, em muitas ocasiões, não é levado muito a sério por alguns gestores e proprietários de imobiliárias.

Por ser uma informação que muitas vezes é tratada de forma mais conceitual do que lógica, a análise e o conhecimento da real situação financeira de uma empresa não é uma tarefa fácil e geralmente demanda o auxílio de consultores financeiros.

Nos casos em que o prejuízo já é aparente ou o saldo negativo persiste nas contas bancárias e já tira o sono do empresário, o auxílio de consultores financeiros se torna obrigatório e urgente.

Mas vamos focar nas situações onde ainda há esperança ou as condições ainda são favoráveis ao ajuste da situação de forma doméstica. Na maioria dos casos onde a imobiliária tem um faturamento estável é possível melhorar o lucro ou reverter um possível prejuízo momentâneo em saldos positivos no final do mês.

O controle financeiro de uma empresa, sendo imobiliária ou não, se torna de extrema importância para a condução saudável do negócio. E nestes casos os registros detalhados de todas as operações financeiras (eu disse todas) são imprescindíveis.

Gráfico de entradas, custo fixo, custo variável e resultado.

Tendo estes registros feitos o próximo passo é a análise para entender quais são as origens das receitas e quais os principais destinos dessa receita. É a pergunta que todos os empreendedores fazem todos os dias: para onde está indo meu dinheiro?

O conhecimento dos principais pontos de despesas é o primeiro passo e este conhecimento pode ajudar e rapidamente melhorar o resultado mensal, se for rapidamente ajustado de forma inteligente.

Demonstrativo de entradas e saídas agrupado por conta

Mas não é só o conhecimento das principais despesas que pode mudar o resultado de um negócio, mas o conhecimento das pequenas também, saber o montante destas pequenas despesas e o impacto delas no resultado final.

Muito menosprezado pelos gestores, estas pequenas despesas do dia-a-dia, pequenas retiradas dos sócios não registradas podem ser a diferença entre o lucro e o prejuízo.

E como encontrar este ponto de equilíbrio?

A primeira coisa a saber é qual este ponto de equilíbrio, ou pelo menos qual seria, se ainda não conseguimos alcançá-lo.
Muito provável que sua empresa tenha uma forma de registrar e analisar estes e outros indicadores financeiros. Mesmo que em uma simples tabela de Excel ou em um sistema de gestão dedicado ao seu negócio, nada é tão eficaz se o registro não é feito todos os dias.

Gráfico do ponto de equilíbrio real de uma imobiliária com caixa saudável.

O investimento em um sistema próprio pode trazer benefícios a curto e médio prazo sempre que houver a real intensão do controle, do conhecimento e do forte propósito de enxergar a saúde de empresa. Este conhecimento antes que o pior ocorra, pode salvar a vida da empresa e com isso proporcionar um futuro próspero ou pelo menos vislumbrar um futuro possível.

Se você tem uma imobiliária e deseja conhecer nosso sistema de gestão de imobiliárias com todos os controles financeiros mostrados acima, acesse www.imogestao.com.br

Um forte abraço.

Fábio Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *