Conheça um pouco mais sobre os sistemas SaaS (Software como um Serviço)

Atualmente os sistemas de informação estão passando por uma renovação muito forte em seus conceitos mais básicos. Diante deste novo cenário, empresas de desenvolvimento de todos os tamanhos estão correndo para acompanhar este processo.

Até ontem um sistema computacional era formado de 3 partes: um computador, um software e um meio de armazenamento. Este perfil foi aprimorado durante anos e se tornou poderoso e acompanhou o desenvolvimento de todos os setores da economia.

Mas agora, fortes mudanças forçam a um novo conceito de processamento da informação agregando diversos modelos já conhecidos como: servidores, redes, internet, data centers, web 2.0, Ajax, etc. Todos estes conceitos juntos dão origem ao dois níveis básicos: o nível do usuário e a núvem.

Na perspectiva do usuário, qualquer computador, de qualquer tamanho, plataforma, sistema operacional, seja ele grande, pequeno, caro, baratinho, etc, poderá ser o seu front-end para todo o gigantesco poder de informação que se tornou a internet.

Na perspectiva da núvem, poderosos e gigantescos sistemas computacionais se interligam para dar ao usuário uma resposta rápida, precisa e a qualquer momento, o que seu clique solicitou.

Abaixo colocamos um vídeo explicativo para esclarecer um pouco mais sobre as vantagens deste modo de utilizar sistemas. Este vídeo foi produzido originalmente pela Salesforce.

O que é computação nas nuvens

Mais detalhes sobre o conceito de processamente em núvem, sistemas SaaS, entre outros, você poderá encontrar nos links abaixo:

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_como_serviço
  • http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/aa905332.aspx
  • http://computerworld.uol.com.br/negocios/2007/08/14/idgnoticia.2007-08-14.0458792221/
  • http://www.gfsolucoes.net/gustavo/web-2-0/conheca-o-software-como-servico-saas/

Estamos certos de que é um caminho sem volta e que você estará muito bem servido ao utilizar um sistema dentro dos novos conceitos. Nós da Nativa Sistemas estamos atentos a estas mudanças e trazemos até você o que há de mais atual neste campo. Para muitos ainda é uma questão duvidosa mas para outros é uma questão de decidir entre ficar para traz ou participar desta grande mudança no mundo dos negócios.